Home / BLOG / Exame Prático: Tudo que Você Precisa Saber Sobre a Baliza

Exame Prático: Tudo que Você Precisa Saber Sobre a Baliza

Saiba tudo sobre a manobra: Veja como proceder corretamente para a realização da etapa de baliza nos exames de prática de direção veicular.

O que diz a legislação?

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que a área para a manobra de baliza seja igual ao tamanho do veiculo acrescentada de mais 40% no comprimento e largura do espaço. Em todas as categorias, é obrigatório da utilização de no mínimo seis balizadores. A manobra não precisa ser realizada necessariamente do lado direito da via. Ela pode estar disposta de acordo com o local onde o exame está sendo aplicado.

Qual o tempo limite para realiza-la?

O tempo que o condutor terá disponível para realizar a baliza varia de acordo com a categoria pretendida, como consta na imagem abaixo.

A contagem do tempo começa quando a frente do carro alcança o primeiro balizador. Dentro desse tempo, cada candidato terá três tentativas de baliza, ou seja, ele pode realizar até três deslocamentos em marcha ré. Cada vez que ele engatar a ré, o examinador irá contar uma tentativa.

Durante o tempo para realizar a manobra, o candidato não pode encostar a roda ou pneu do veículo no meio fio e não pode tocar nos balizadores, mesmo que não os derrube. Qualquer um desses erros indica que o condutor não conseguiu estacionar o veiculo na área balizada.

Qual o número de faltas permitidas?

Não conseguir estacionar o veículo na área balizada no tempo limite da categoria pretendida é uma falta eliminatória, resultando na reprovação do candidato. O condutor também será eliminado caso cometa faltas que, somadas, alcancem mais de três pontos negativos, (acompanhe na imagem abaixo). Em todos os casos de combinação de faltas em que a soma dos pontos alcança mais de 3 pontos negativos,  resultará reprovação no exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *