Novas placas padrão Mercosul começam a ser implantadas

O Denatran já começou a implantar as novas placas padrão Mercosul. Porém, a adoção está gerando muitas dúvidas por parte dos condutores, o que muda com a nova placa? Confira!

Características da nova placa

A placa padrão Mercosul possui sete caracteres, sendo quatro letras e três números, com distribuição aleatória que permite mais de 450 milhões de combinações.

A cor de fundo também será diferente: em vez de cinza, para veículos particulares, as novas placas, terão a cor de fundo branca, com variações nas letras e números. O modelo terá a bandeira do Brasil e do estado, além do brasão do município. O tamanho não mudou, as placas terão 40 centímetros de comprimento e 13 centímetros de largura.

No modelo haverá marcas-d´água com o nome do país e do Mercosul, grafadas na diagonal ao longo das placas; terá também uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional, que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa.

Contará também como QR Code e número de ID único, elementos que permitem maior segurança e identificação automática dos veículos. O processo de fabricação também será unificado entre as empresas para evitar fraudes e, com isso, os lacres serão dispensados (em concordância com o Parágrafo 9 do Artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro).

Qual o prazo para troca da placa?

A obrigatoriedade já está valendo para os veículos 0km em primeiro emplacamento, carros em transferência de propriedade e os que optarem pela mudança, isso para os estado do Rio de Janeiro, primeiro a iniciar a instalação das novas placas no inicio do mês de Setembro.

Nos demais estados, foi anunciada a data de 1 de dezembro de 2018 para a adoção das novas placas para os mesmos casos citados. Para as demais situações, a troca da placa pela nova do Mercosul se tornará obrigatória apenas a partir de 2024.

Qual o valor da nova placa?

No Rio de Janeiro, primeiro estado a adotar as novas placas, o preço não mudou, permanecendo em R$ 219,35 para carros. Porém, apesar de os valores terem sido mantidos por lá, não há garantias de que o mesmo ocorra em outros estados, pois não há uma tabela fixa, é o “próprio mercado que regulará os valores por meio da livre concorrência”, informou o Ministério das Cidades em comunicado oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *