Home / BLOG / Como realizar ultrapassagem com segurança? Veja nossas dicas!

Como realizar ultrapassagem com segurança? Veja nossas dicas!

Sabe aquele  friozinho na barriga na hora de realizar uma ultrapassagem? Um bom motorista, cauteloso, paciente e que sabe o momento exato de ultrapassar, dificilmente se preocupará com ele.

Confira, a seguir, algumas dicas  de como ultrapassar com segurança:

Atenção às faixas

As faixas de sinalização tem papel importantíssimo, elas indicam quando o motorista pode ou não ultrapassar, por isso é importante sempre respeitar as faixas que dividem a pista. Elas foram colocadas ali porque estudos foram feitos e determinaram se o trecho oferece ou não segurança para ultrapassagens.

Pois isso, atenção:

  • Faixas contínuas dos dois lados indicam que os motoristas de ambos os sentidos não podem ultrapassar.
  • Se a contínua estiver em apenas uma das faixas, indica que os veículos que estão naquela faixa não devem ultrapassar
  • Se a faixa for tracejada nos dois sentidos, veículos em ambas as faixas podem ultrapassar, se apenas uma delas for tracejada, apenas os veículos que estiverem nela podem fazer ultrapassagens.

Ultrapasse sempre pela esquerda

  • Ultrapasse sempre pela esquerda, caso a via possua apenas duas faixas de sentidos contrários.
  • Ultrapassagens pela direita (pelo acostamento), além de serem proibidas, aumentam o risco de acidentes.

Mantenha distância

Mantenha uma distância segura do carro da frente, normalmente, a distância equivalente a outro veículo entre você e o carro da frente já dá uma boa margem de segurança.

Sinalize

Sempre sinalize a ultrapassagem, segundos antes de iniciar, ligue a seta para sinalizar suas intenções e dê sinal de luz para que o carro da frente perceba sua presença. Após isso, verifique pelo retrovisor se os carros que estão atrás perceberam sua intenção e faça a ultrapassagem. Isso é importante para evitar que dois carros tentem uma ultrapassagem ao mesmo tempo. Depois de passar o carro da frente, ligue novamente a seta indicando que você irá voltar para a faixa.

 De olho na pista

É importantíssimo prestar atenção em curvas e subidas de ladeiras, pois nestas condições, fica difícil identificar se vem outro veículo em sentido contrário ou não. Nunca faça ultrapassagens em curvas ou em subidas.

Mantenha a calma

Manter-se calmo é essencial, tenha paciência e respeite os outros motoristas. Na hora de ultrapassar e não conseguir realizar, reduza a velocidade e volte para trás do veículo que vai à frente. Essa é a melhor opção do que acabar colidindo com o veículo que vem em sentido contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *