Home / BLOG / Ansioso Para Pegar o Volante? Conheça as Tecnologias Automotivas que Facilitam a Dirigibilidade

Ansioso Para Pegar o Volante? Conheça as Tecnologias Automotivas que Facilitam a Dirigibilidade

Vivemos na era da tecnologia e esse avalanche tecnológico também chegou ao mercado automotivo, propiciando facilidades na hora de pegar o volante. Iremos conhecer algumas tecnologias automotivas que auxiliam o condutor a dirigir o veículo com mais segurança e eficiência. Alguns sistemas já estão disponíveis em alguns modelos vendidos no Brasil e sem dúvida é uma prévia de tudo que vem por aí com a chegada dos veículos autônomos.

Piloto automático adaptativo

Este dispositivo é uma evolução do piloto automático convencional, que registra uma velocidade e a mantém durante a viagem, acelerando ou desacelerando. No adaptativo, o carro ainda tem a capacidade de identificar a distância do veículo à frente e também frear conforme a necessidade – em algumas velocidades o sistema chega a parar totalmente o veículo para evitar uma colisão.

Assistente de permanência na faixa 

É um dispositivo capaz de movimentar sozinho o volante quando o veículo sai de sua faixa de rolamento por distração do motorista ou quando o condutor não sinaliza a mudança de faixa. Vale lembrar que o dispositivo não substitui a ação do motorista.

Detector de ponto cego

Às vezes, o motorista vai mudar de faixa e não vê um veículo que está ao seu lado. Isso acontece por causa do ponto cego, uma área que não faz parte do campo de visão do retrovisor. Graças a sensores ou câmeras instalados em partes específicas do veículo, o detector de ponto cego informa sobre a presença de algum elemento no ponto cego e alerta o condutor por meio de uma luz indicadora ou um alerta sonoro.

Monitoramento de pressão dos pneus

Por meio de sensores na roda ou no pneu e indicadores no painel, esta tecnologia indica ao motorista a pressão de ar de cada pneu. Vale destacar que um pneu sem a pressão correta pode dificultar a condução do veículo e fazer com que o carro não responda adequadamente às manobras.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?